Dia dos Vampiros

O “Dia dos Vampiros” é uma campanha realizada pela atriz, cineasta e escritora Liz Vamp (filha do mestre Mojica, o Zé do Caixão) desde 2002 no dia 13 de Agosto, que levanta a bandeira da importância da doação de sangue, ao incentivo da diversidade artística e á luta contra os rótulos e preconceitos.

O pessoal se reúne a caráter no estilo vamp, zombie, gótico, ou somente de preto, e vão até o Hemocentro Fundação Pró-Sangue (SP) doar sangue.

Desde o começo do blog o símbolo de “Doe sangue, doe vida” está ali na sidebar, sou doadora de sangue e sei o quão importante é isso. Você sabia que você pode salvar até três vidas em uma só doação? E que de 1 em cada 5 pessoas que são internadas no hospital precisam de transfusão de sangue durante o período em que estão internadas?

Doar não dói absolutamente nada (eu tenho pânico de agulhas – longa história -, então se eu digo isso é porque não dói MESMO), é muito rápido e de graça.

“No Brasil, menos de 2% da população doa voluntariamente sangue, enquanto na Europa, mais de 6%. Quem aprende sobre o valor de doar, torna- se um ser mais humanizado e melhor, e provavelmente vai doar medula e outras coisas essenciais” (Liz Vamp)

Requisitos para ser doador de sangue:
– Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização);
– Pesar no mínimo 50kg;
– Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
– Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos temporários:
Gripe: aguardar 7 dias;
Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;
Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses);
– Ingestão de bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doação;
– Tatuagem nos últimos 12 meses;
– Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.

Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 6 meses. Quem morou, aguardar 3 anos.

Impedimentos definitivos:
– Hepatite após os 10 anos de idade;
– Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
– Uso de drogas ilícitas injetáveis;
– Malária.

Homens devem esperar até 60 dias para doar (até 4 doações por ano) e as mulheres 90 dias (até 3 doações).

Essas informações foram retiradas da Fundação Pró-Sangue.

Infelizmente não vou poder comparecer, até mesmo porque fiz doação há pouco tempo e  ainda não estou apta pra isso, mas quem puder ir, compareça! Se você não puder ir sábado (13), vá quando você puder em uma clínica mais próxima de você, o importante é doar.

DIA DOS VAMPIROS
Data: 13/08/2011 (sábado)
Local: No vão livre do MASP (Av. Paulista, nº 1578 – SP)
Horário: 10 da manhã

E ainda: o Playcenter vai sortear 500 passaportes para as “Noites do Terror” que serão sorteados aos participantes da campanha! 😀

Você pode encontrar mais informações sobre o Dia dos Vampiros no site da campanha. Para mais informações sobre doação de sangue, visite o site da Fundação Pró-Sangue.

Daniele Hoffmann

Daniele Hoffmann, também conhecida pelo pseudônimo Corpse, é blogueira de beleza desde 2009. Trabalha como taróloga profissional e leva seu blog como hobby.

Você também pode gostar

Comments Closed

21 Comentários

  1. Parabéns pela iniciativa!!!!!!!
    Vale lembrar que que tem anemia (como eu) precisa tomar cuidado também!
    É bom consultar um médico de confiança antes.

    Beijos

  2. Muito legal essa iniciativa, eu tbm sou doadora de sangue mas ainda não sabia da existência do Dia Dos Vampiros… Vou visitar o site, acho que eu vou sábado.

  3. Ótima iniciativa. Ainda tem gente que pensa que nós somos pessoas ruins, comemos morcego no almoço e fazemos seitas satânicas.

    A importância da doação de sangue infelizmente não é muito divulgada pela grande mídia, eles se interessam mais em mostrar peito e bunda. Eu mesma eu não sabia que dava pra salvar até três vidas numa única doação! Vou pesquisar aonde eu posso doar aqui na minha cidade.

    Parabéns pelo post e parabéns à Liz pela excelente iniciativa.

    Taake

  4. Que legal isso, eu ainda não conhecia tbm! Vou divulgar pra todo mundo que eu conheço. 😀

  5. Adorei a campanha.
    Não doo sangue desde que me impediram por ser muito magra, mesmo tendo mais de 50kg, acho que faz mais de dois anos…

  6. Comecei a doar para um amigo… Agora completando os 90 dias de prazo, to garrada lá 😀 no HEMOMINAS que é o local de recolhimento de doações sanguíneas aqui em Belo Horizonte

  7. legal demais a iniciativa. eu vou ser doadora e sou tiradora de sangue (existe tiradora? aishies) entao medo de agulha nunca tive nem posso ter
    nao vou poder doar por agora, graças a uma tatuagem que eu fiz, acabei de ler ai que não pode e eu ate que iria la por esses dias ;D

  8. Não me contive em não ler a matéria e não lembrar da música de abertura da novela Vamp: Calada noite preta, noite preta … Calada noite preeeeeta, noite preeeetaaaaaaaaa!

    Caraaacaaaa comotôvelha !!!

  9. Legal a iniciativa … eu sou doadora de sangue desde 18 anos.

    essa foto me lembrou da Zoobie walk que teve aki em BH… você iria adorar !!!!

  10. Mas que excelente qualidade encontrei nos posts muito bem escritos desse blog. Finalmente achei o que precisava conhecer sobre isso de uma forma concisa e exata. Já marquei nos favoritos seu blog e irei segui-lo daqui em diante.

  11. Pingback: Jenifer Piva
  12. Pingback: Riane Avelino Dias
  13. Pingback: Miniminou
  14. Pingback: Jess ☥
  15. Pingback: Cindy