Mulheres no Metal

A presença de mulheres no metal tem sido cada vez mais presente nos últimos anos. Apesar da maioria das vocalistas utilizarem o canto lírico, o número de mulheres no metal extremo tem crescido bastante. Selecionei algumas boas bandas pra ilustrar esse post:

SABINA CLASSEN – HOLY MOSES

Holy Moses é uma banda de thrash alemã formada na cidade de Aachen em 1980 e é considerada uma das primeiras bandas a usar vocal gutural feminino. As guitarras são muito bem trabalhadas, riffs pesados e a voz rasgada da Sabina é destruidora, tanto é que ela foi considerada a “líder” da cena thrash em 89. Na minha opinião, Holy Moses é uma das melhores (se não a melhor) banda de vocal feminino.

Holy Moses – Too Drunk To Fuck

CADAVERIA – CADAVERIA

Cadaveria é uma banda italiana de gothic metal (dark metal, dark gothic, enfim…) nascida em 2001 após o Fledias (baterista) e Cadaveria (vocalista) terem deixado a banda Opera IX, mas o primeiro álbum (The Shadow’s Madame) só saiu em 2002.

Cadaveria – Spell

TRISTESSA – ASTARTE

Astarte (antiga Lloth) é uma banda grega de black metal totalmente formada por mulheres, criada em 1995. A banda já sofreu diversas mudanças na formação e a única integrante original é a Tristessa (vocal).

Astarte – Mutter Astarte

Britta Görtz – Cripper

Cripper é uma banda de thrash metal alemã fundada em 2005, mas o primeiro EP (Killer Escort Service) foi lançado apenas em 2006.

Cripper – Shortcut

SATANIA – DEMONIC CHRIST

Demonic Christ é uma banda norte-americana de black metal criada em 92.

Demonic Christ – Blut Und Ehre

Claro que faltou muitas outras, tipo o Malsain, Darkned Nocturn Slaughtercult, Arch Enemy… E as brasileiras Valhalla (melhor death feminino nacional), Scatha, Cauterization… Mas, quem sabe, isso fica pra um próximo post.

Não citei Within Temptation, Nightwish, Epica (e as milhões de bandas nessa linha que existem) porque todo mundo já conhece. E nem Otep, Kittie, In This Moment ou The Agonist por motivos mais que óbvios (com todo respeito à quem gosta, claro). 😛

Aproveitando o post, vocês sabiam que eu canto gutural? Tive algumas bandas e fiz aulas de canto com o Pastore, mas parei porque eu fico doente com facilidade. Aí fui pro baixo. 🙂

Daniele

Daniele Hoffmann

Daniele Hoffmann, também conhecida pelo pseudônimo Corpse, é blogueira de beleza desde 2009. Trabalha como taróloga profissional e leva seu blog como hobby.

Você também pode gostar

Comments Closed

55 Comentários

  1. Ahhh que fodaa, quero ver vc cantando!! *_*
    Grava um video com uma palhinha vai…
    Bjos

  2. Não sou chegada em gutural, rs, mas legal o post pra quem procura bandas do gênero.

  3. uma banda de mulher que eu escuto e que canta pra caralho é Arch Enemy…..
    voz muito boa,ela é foda!!!!

  4. Olá Daniele.

    Eu comentei no seu post dos corsets da Timeless trends sobre os corpetes com barbatana de fibra, que é bem durinha e da um aspecto mais bonito no corpo que o de silicone..

    Achei algumas fotos de corsets iguaiszinhos ao que eu tenho, que comprei na galeria do rock,

    http://www.catshopping.com.br/CORSET/corset_overbust_preto_com_amarracao.jpg

    http://www.catshopping.com.br/CORSET/corset_overbust_roxo_com_renda.jpg

    adoro o look, apesar de não ser como um corset de verdade, com o preço desses é possivel colecionar e ter varios .. e compõe muito bem o look, pra quem sai bastante pra bares de rock fica dificil ter varios corsets pra poder variar, e como esses seguram a pança também.. haha optei por ter destes por enquanto, ja que eu usaria uma blusinha normal por não ter varios corsets, prefiro usa-los pq eu pelo menos pareço em pouco mais magra..

    mas apesar de fazer uso desses corpetes.. estou juntando meu dinheirinho pra comprar uns corsets da saturnine, que pro meu gosto faz os corsets mais bonitos desse Brasil *-*.. você ja comprou algum?

    Gostaria de dizer que você é minha blogueira favorita, porque é dificil achar uma garota que goste de rock que se vista no estilo sem ser caricata. Seus tutorias de make são lindos, e o beauty and brains é muuuito mais legal que o gliterinadas, nele eu só gostava das suas postagens…

    Obrigada, e continue fazendo esse maravilhoso trabalho!

    Beijos.


    Daniele Hoffmann Daniele
    agosto 22nd, 2011 em 17:25
    respondeu:

    Oi Marina!! Muitíssimo obrigada pelos elogios, fico extremamente feliz que você goste! 😀

    Os corsets da Saturnine são maravilhosos, mas infelizmente ainda não tenho nenhum porque eu prefiro os feitos de couro e veriz, e a Dhy ainda não trabalha com esses materiais. 🙁

    Beijos!!

  5. Esqueci de falar… a Britta Görtz é liinda de viver, e acho você até um pouquinho parecida com ela!


    May
    junho 2nd, 2012 em 11:34
    respondeu:

    Concordo, também te achei parecida com a Britta!

  6. Que vergonha, não conhecia nenhuma dessas bandas kkkk

    Também quero ver você cantando, Dani! 😀

    Eu tenho uma guitarra, mas sou uma negação 🙁

  7. Ainda bem que vc não colocou essas porra de new metal hahah, Otep é uma merda enorme, Kittie pior ainda…

    Astarte é, sem dúvida, a mais foda de todas. O vocal da Tristessa arrebenta! E a Cadaveria também é muito boa.

    Eu até gosto do Arch Enemy, mas só os álbuns mais velhos. Os dois últimos a Angela usou MUITO efeito na voz, ficou mais masculino, aí perdeu a “graça” do vocal dela.

    Bejos

  8. Vc conhece Darkned Nocturn Slaughtercult? Essa banda é foda!! A que eu mais curto mesmo é o Holy Moses, adoro o vocal rasgado da Sabina.

  9. Eu amo Astarte e Holy Moses, cara! As outras eu ainda não conhecia, vou baixar algum play.

    Daniele, seria muito útil se vc indicasse algumas boas bandas aqui no blog, tipo em posts semanais e tals… Porra, seria afude, pq sei que vc manja pra caralho.

    E fiquei curiosa pra ouvir o seu gutural. 😛

    Abraços

  10. Olá Daniele,

    Uma banda que eu gosto muito é a Dracena, conhece? É um power trio só de mulher.

    E vc sabe se o Valhalla ainda está na ativa? Faz anos que não ouço falar delas.

    Até!


    Daniele Hoffmann Daniele
    agosto 22nd, 2011 em 17:03
    respondeu:

    Dracena é foda mesmo, tinha até esquecido. Muitos anos que não escuto!

    Sobre o Valhalla, eu sei que elas tiveram várias mudanças na formação, mas, até onde eu sei, ainda estão na ativa. Faz algum tempo que não ouço falar delas também. 🙁

  11. Você conhece a Arkona? É bem incomum porque é folk metal com vocal feminino (e tem mais peso que Cruachan quando tinha vocal feminino, por exemplo).


    Daniele Hoffmann Daniele
    agosto 22nd, 2011 em 17:30
    respondeu:

    Oi Maryana!! Conheço o Arkona sim. 😀

    Beijos!!

  12. Eu gosto pra caralho de ETHS 😀
    Mulheeeeeeeeeer como assim tu canta gutural? Que máxiiimo!
    Admiro demais a mulherada que canta mais grosso que homem \o/ eu acho que não daria pra mim, minha garganta inflama muito fácil x_x
    Beeeeijo!

  13. Oi Daniele! Você fez aula com o Pastore? O cara canta DEMAISSSSSSSS!!! *___*

    Das bandas do post, só conhecia o Cripper, que é mto foda.. As outras ainda não conhecia!

    Bjs

  14. Eu adoro thrash, mas confesso que as bandas com vocalistas femininas não me seduzem. Acho até um pouco feio porque é uma posição um pouco masculina…
    Também gostava de te ouvir cantar, deve ser lindo, muahahah!
    Kiss

  15. Post lindo! Pode dar like mil vezes no Facebook? rs…
    Não conhecia o Demonic Christ. Seria o máximo se você fizesse esse tipo de post com mais frequência, vc sempre tem indicações legais ^^

  16. Não curto gutural não, gosto dos líricos…
    mas desse monte de banda aí q vc falou só conheço mesmo o Nightwish…
    tô por fora mesmo…rs
    :*

  17. Olha sempre admirei as mulheres que conseguem se fazer ver de forma positiva no mundo predominantemente masculino.. A minha favorita é a Tarja! A Mulher é LINDA!!!!!
    Gostei do post!!! Existe um grupo noa Face criado para homenagear estas mulheres!!
    Um beijo!
    Luna

  18. Não sou muito fã de vocal feminino, sempre prefiro os masculinos mas tem umas que são realmente muuuuuuuito boas no que fazem e tenho que admitir que fica realmente ótimo, mas sei lá, ainda prefiro vocais masculinos haha

  19. Cadaveria é uma das minhas bandas favoritas com vocal feminino! Gosto muito de Arch Enemy e Astarte também, mas Cadaveria é sem comentários. Quanto as outras, ainda não conhecia, vou procurar. Valeu e parabéns pelo pelo blog, faz mais posts desse tipo! 😉

  20. Não conheço nenhuma dessa lista aí, gosto muito de gutural, mas a maioria que conheço são masculinos, mas da mulheres a que eu mais gosto é da Angela do Arch Enemy ^^

    Juro que não sabia que vc faz gutural, fiquei na curiosidade o/

  21. conhecia só holy moses, por causa do duelo dela com a doro pesch. eu nao curto esse genero, to velha [21 anos aehhsiheis] e nao consigo mais escutar essas gritaiadas e nao enjoar. Sempre gostei de heavy metal e hard rock, tipo crucified barbara, doro pesch e outras ;D
    tu ta certa, epica é uma merda, aeihsihaehis

  22. nossa que legal!! vc fez aulas com o Pastoreeee XD

    ele é MUITO gente boa ne?! ^^

    qq dia grava um vídeo pra gente te ouvir cantar! =D

    Parabéns pelo post =D
    bjuuuus

  23. Adoro Astarte e Valhalla!!! *___*
    Vc aprendeu a fazer gutural sozinha, ou na aula mesmo? Sempre tive vontade de aprender!


    Daniele Hoffmann Daniele
    agosto 23rd, 2011 em 15:52
    respondeu:

    Oii Joseana! Eu aprendi a fazer sozinha sim.

    Beijos!!

  24. Nossa… se a Isa acha que está velha, imagine eu! Ahahaha, melhor nem comentar. Não curto esse gênero, prefiro os líricos e os góticos convencionais, mas é interessante conhecer novas (para mim, né, que sou idosa) bandas. Por hora, continuo com o meu The Gathering (com a Anneke van Giersbergen no vocal, please), Asrai, Tristania e o bom e velho Nightwish.
    Ah! Que tal selecionar uma maquiagem da Sharon Den Adel para fazer tutorial? Pois ela é uma das poucas vocalistas europeias de olhos castanhos e que usam uma make que dá para usar no dia-a-dia, bem básica. Seria interessante.
    Beijos Dani!

  25. Nossa vários posts novos eu não tinha nem visto!! adoreiii a vocal do demonic christ, maior forte!!!! eu e minha síndrome compulsiva por músculos rsrsrs

  26. A Satania é perfeita! Das bandas do post, ainda não conhecia o Cripper.

    Finalmente achei um blog para mulheres do metal extremo!!

    E Angela Gossow de cu é rola [2]

  27. Que legal tb toco contrabaixo ^^
    Sabina Classen uma das minhas heroínas no Metal entre outras tantas … Dana Duffey!!!Mythic é muito foda!!!curto muito a vocal do Nocturnal a Tyrannizer que pra variar é alemã tb!Além da grande Valhalla,assim saindo um pouco do extremo e já indo pro Thrash eu tb curto muito Volkana outra grande banda do DF,e tambem o Flammea,a lendária Placenta,o PUS banda da outra vida da Syang rs e Ice Age,Znöwhite,Détente e Fear of God Dawn Crosby é uma das vocalistas de Thrash mais foda de todos os tempos!!!Sentinel Beast,Debbie Gunn tb maravilhosa!Sacrilege,Original Sin … minhas vocais prediletas mesmo são mais 80’s mesmo tipo Kate De Lombaert,Maryann Scandiffio,Jutta Weinhold,Leather,Ann Boleyn, Doro Pesch,Azuzena,Lee Aaron que apesar de fazer um som mais “comercial” eu diria, é uma vocalista incrivel!Jody Turner!O primeiro do Rock Goddess é uma obra-prima! e Wendy O Williams que é foda pra caralho!!! Enfim são inumeras vocalistas e bandas femininas que eu curto … -ah e por falar nisso inclua o Girlschool na lista hehe – ficaria aqui uma vida inteira só citando nomes! Ah sei lá acredito que uns 30 anos atrás era mais dificil, hoje até que mais tá “de boas” rs, tem muita menina “bangueando”, o que me deixa muito feliz
    Tipo sei lá, ninguem nunca foi idiota comigo e tb nunca ouvi nenhum comentário machista e espero que continue assim! AMEM era só isso mesmo ^^

  28. Nossa, as bandas sao bem boas mesmo, mas e Arch Enemy??? nao pode faltar neh! Angela Gossow eh demais. Nao pode ser esquecida

    Flw ate a proxima

  29. Estão surgindo muitas hordas/bandas com mulheres no vocal, particularmente nunca foi (e não é minha preferêcia) porém o Demonic Christ é muito foda, curto pra caralho (apesar de ter uma cara sem lançar CD).

  30. ÉGUA! 😀 Pirei com a Cripper, cara! Não conhecia. O fato é que eu sou poser (não sou banger catita que fica procurando banda). Eu vou escutando o que aparece. Se aparece algo que toca meu coraçãozinho, aí eu escuto até cansar.Se cansar. XD
    O vocal da BRITTA é Magavilhoso. E gostei da atitude na performance. Me cativou. XD
    Valhalla ´tocou aqui na cidade faz uns anos. Foi mto foda. XD O show foi em uma boate gay (falida hj em dia) aqui perto de casa, hehehe! Mas acho que as meninas da banda se decepcionaram com o público. Pq aqui a gente não faz roda e, pelo o q eu percebi, pra elas, isso pareceu desânimo (oque é um puta engano!). :s O negócio no shows de metal aqui é bater cabeça e stage dive mesmo. Deixamos o mosh pit pro povo do punk, heheh. Quiçá um dia role um wall of death, heuehuehuehueh!

  31. Olááá
    Bacana o post sobre mulheres no metal, a combinação feminina com o genero fica otimo, mas eu ainda prefiro vocais masculinos, ou a mescla dos dois hahaha…
    A banda Cauterization é daqui da minha cidade ( Presidente Prudente ), eles sãob ons mesmo!

    Um beijos e parabéns pelo blog!
    ; *

  32. Não sou muito chegada em bandas de metal, mas gostei muito das bandas Cripper e Demonic Christ. Bota potência ns vozes dessas mulheres…

  33. Gutural tem que ter uma garganta forte, né!!
    Tem o Volkana também, que não é exatamente extremo mas vale a pena ser lembrada!..rs

  34. To adorando o seu novo blog !!! Te acompanho desde o glitterinadas, alias, vc foi primeira pessoa q vi os videos no youtube antes não sabia q exitia esse universo feminino na internet!!! Tbm curto metal e filme gore! E agora q vc fez esse blog está perfeito, tudo q eu gosto e um blog só !!! Ta mto legal mesmo! Parabéns!

  35. Apenas queria elogiar seu gosto musical e dizer que é muito bom saber que existem mais garotas no Brasil que curtem metal, seja ele qual for! \m/ \m/

  36. Concordo com a Helena, gutural feminino nao é a minha praia,porém respeito MUITO quem sabe fazer sem estragar a voz.O que eu mais gostei do post é que vc nao citou a “tia” Doro em nenhum momento e sim a Sabrina Classen.Apesar de nao curtir Holy Moses, acho que a Sabrina tem muito mais categoria musical e intelectual que a Doro.

    Lendo esse post descobri que NAO tenho vocalista de METAL preferida (de Hard Rock, AOR e Rock Progressivo sim!).Apesar de que, pode-se dizer que a Lana Lane é, de alguma forma, uma cantora de Metal,nao?Nao sei…A única que eu pago um pau é pra ela mesmo…

    No geral, sem ser machista, eu prefiro muito mais vocal masculino “sem saco” com agudos enlouquecidos do que vocal feminino, seja gutural ou “corujita” tipo Epica, Nightwish!hauahuahuhua… (Sem preconceito, eu até curto Epica, Nightwish e corujitas em geral!OvO)
    Valeu o post!


    Lady Anne West
    dezembro 1st, 2011 em 17:40
    respondeu:

    gostei das suas palavras. mesmo discordando completamente da sua opinião sobre os vocais femininos.. é claro, formar opinioes de maneira à nao ofender os outros é a parte mais legal..
    olha, sei que nao curte, mas veja do ponto de vista feminista que vou te passar: nós mulheres levamos tanto tempo pra conseguir atingir essa posição, essa permissão de cantar coisas mais pesadas. acho que quanto mais pudermos explorar nesse sentido, nao tem como ficar feio, mas verdadeiramente bonito, sim, porque nao é facil pra quem tem voz fina (como Simone Simons) cantar gutural..
    ah, de qualquer modo.. abraços, mto metal pra vc

  37. Lírico, gutural.. fodas fodas fodas. Metal é indescritível mesmo! Abraços, adorei os posts Daniele, parabéns

  38. hello worshipers of good old metal, I would like a link of my band that is impacting many Brazilians!
    An all-female band that has just arrived on the scene and this pleasing all with her ​​single Inside the Hells Gate, the band’s name and Toxik, has recently emerged in March 2011!
    http://www.youtube.com/watch?v=YE3bZcA_8-s! I hope you enjoy!
    thank you

  39. hello worshipers of good old metal, I would like a link of my band that is impacting many Brazilians!
    An all-female band that has just arrived on the scene and this pleasing all with her ​​single Inside the Hells Gate, the band’s name and Toxika, has recently emerged in March 2011!
    http://www.youtube.com/watch?v=YE3bZcA_8-s! I hope you enjoy!
    thank you

  40. ola adoradoras do bom e velho metal, gostaria de deixar um link da minha banda que esta impactando muitos brasileiros!
    Uma banda só de mulheres que acabou de chegar na cena e esta agradando a todos com o seu single Inside the Hells Gate, o nome da banda é Toxika, surgiu recentemente, em março de 2011!
    http://www.youtube.com/watch?v=YE3bZcA_8-s! Espero que gostem!
    Obrigado

  41. Pingback: Gabriela Aládia
  42. Pingback: Jess ☥
  43. Pingback: Dri
  44. Pingback: #1 Kah Jordison